terça-feira

O Sacy-Perêrê - Resultado de um inquérito - 1918


"Urupês" ainda é considerado o livro de estréia de Monteiro Lobato, mas na verdade o primeiro livro publicado pelo escritor foi "O Sacy-Perêrê", no mesmo ano de 1918.

A história desse livro é curiosa: num passeio pelo Jardim da Luz com o amigo Maneco Lopes, Lobato ficou incomodado com a presença de anões e outras figuras da mitologia européia ao invés de uma coisa nossa: mula-sem-cabeça, boitatá, saci, coronel...

Como já era colaborador no jornal O Estado de São Paulo e na Revista do Brasil, começou a publicar uma série de artigos sobre o tema. Os comentários que o assunto levantou o levaram a criar um inquérito na versão vespertina do jornal, conhecida por Estadinho.

O resultado foi surpreendente: centenas de leitores participaram  contando suas experiências e descrevendo como era o saci e suas diabruras.

Para ajudar no orçamento da edição de 2000 exemplares, Lobato vendeu espaço para anúncios, utilizando o saci como garoto-propaganda. Certamente foi o primeiro caso de merchandising em um livro no Brasil.

Em 1998 houve uma edição fac-similar patrocinada pela fundação Odebrecht e em 2008 a obra ganhou nova versão da Editora Globo.

Ficha:

O Sacy-Perêrê - Resultado de um inquérito

1918 (2000 exemplares)

Editora: Seção de Obras do Estado de São Paulo

Ilustrações de Voltolino

Um comentário: